Quantum Blog Home > Blog > Tudo o que precisas de saber para comprar um skate

Tudo o que precisas de saber para comprar um skate

by Quantum Parks13 de Março, 2020

Estás a pensar comprar um skate? Se és novo nisto, existem alguns aspetos que deves ter em conta antes de fazeres uma compra. No início pode parecer complicado, mas com este artigo tudo se torna mais fácil! Aqui estão todos os detalhes que deves ter em atenção antes de dares o salto!

 

O que devo saber antes de comprar um skate?

 

Estilo da tábua de skate

 

Estilo da tábua de skate

 

Antes de comprar um skate, é importante saber para que finalidade é o skate. Uma tábua de skate para andar pela cidade deve ter caraterísticas diferentes de um skate para manobras em skateparks. Uma tábua de skate para cidade tem, por norma, uma prancha larga e rodas macias. Mas se és aventureiro e o que queres mesmo é andar a fazer manobras e truques, procura um skate num formato mais clássico.

 

Material da tábua a ter em conta ao comprar o skate

 

Material da tábua de skate - Quantum Parks

 

A tábua é a parte de madeira onde apoiamos o pé. Existem vários materiais usados nas tábuas, variando a resistência, o peso e, naturalmente, o preço. Garante uma boa qualidade do material, que proporcione leveza e resistência e que esteja de acordo com o teu objetivo e orçamento.

 

Lixa

 

Lixa para skate - Quantum Parks

 

Para evitar que os pés escorreguem do skate, é importante que a tábua tenha, na parte superior, uma lixa que garanta a tração necessária para fazer truques em segurança. Existem lixas de várias cores e padrões, mas o melhor é optares pela preta. As coloridas, para além de perderem a cor e ficarem com um aspeto gasto ao longo do tempo, não são tão aderentes nem duráveis como a lixa preta.

 

Trucks

 

Trucks - Quantum Parks

 

Estas peças unem a tábua e as rodas e geralmente são fabricadas em liga de alumínio. Têm também o objetivo de equilibrar e, por isso, deves ter em atenção a sua qualidade e material. O ideal é que sejam sempre em metal, e não em plástico, para serem bem resistentes. Ao mesmo tempo, quanto mais leves forem, melhor.

 

Amortecedores de skate

 

Amortecedores - Quantum Parks

 

Os amortecedores são pequenas peças de borracha, em forma de cone, que se colocam no interior dos trucks para facilitar a rotação do skate. O mais importante é avaliar a dureza dos amortecedores. Se forem duros, o skate fica mais estável, mas dificultam a sua rotação, ao contrário dos amortecedores macios que fazem com que girar o skate se torne mais fácil. Sobretudo se o skate for para uma criança, os amortecedores devem ser macios para que consiga girá-lo com mais leveza.

 

Rodas

 

Rodas para skate

 

Quase todas as rodas dos skates são feitas em poliuretano. Este material é muito resistente à abrasão e tem um bom desempenho quanto à aderência por isso, ao comprares um skate, certifica-te que as rodas não são feitas noutro material. Nas rodas também o grau de dureza é importante. Quanto mais duras, menor aderência oferecem e maior velocidade, o que faz com que sejam as rodas ideais para manobras e truques em skateparks. Por outro lado, as rodas moles atingem velocidades mais baixas, mas garantem uma boa aderência, perfeito para quem pretende um skate para andar na cidade.

 

Tudo pronto para comprar um skate?

Se estas dicas te ajudaram a saber o que precisas para um skate alinhado com os teus objetivos, podes começar já a aventurar-te nesta atividade radical que tanto gozo dá! O Quantum Park tem as plataformas perfeitas para te iniciares no mundo dos skates e testares as manobras mais radicais, sempre em segurança! Partilha este artigo com os teus amigos e juntem-se para tardes cheias de adrenalina em cima do skate!

Skate

posts relacionados

últimos posts

tags