Team building, o que é?

Team building, o que é?

Ter uma equipa motivada para atingir determinados objetivos pode ser uma tarefa difícil de conseguir. Fazer com que as pessoas se interliguem e tenham uma comunicação fácil entre si também pode demorar o seu tempo. Utilizar uma atividade de Team Building para estes (ou outros) objetivos, pode facilitar e muito o caminho para ter uma equipa coesa e motivada.

O Team Building é um conjunto de atividades feitas precisamente em grupo para “quebrar o gelo” entre as pessoas, para criar e cimentar relações entre o grupo. Tem um espírito colaborativo e melhora a comunicação e o ambiente da equipa. Habitualmente é realizado um conjunto de jogos ou desafios onde a entreajuda é a palavra-chave. A comunicação entre todos é fundamental. É o melhor momento para aqueles colegas que pouco se falam na empresa se conhecerem melhor.

Muitas empresas recorrem ao Team Building quando a equipa de colaboradores não cumpre os objetivos propostos enquanto equipa, ou mesmo em situações em que indivíduos ou departamentos se encontram em conflito constante. O melhor nestes casos é de facto propor à equipa um Team Building, sendo esta uma forma construtiva de “dar a volta” à situação.

Atividades de Team Building

São várias as atividades que constituem uma ação de Team Building. Podem ser atividades de uma ou mais horas, meio-dia ou até vários dias. Há vários desportos que são utilizados para o efeito, tal como a escalada, o rafting, o rapel, btt, canoagem, etc, sendo de privilegiar jogos coletivos e que se possam desenvolver em equipas.

Nos Quantum Parks pode organizar uma atividade com a sua equipa, tornando o momento pedagógico e ao mesmo tempo divertido. Veja quem salta mais alto nos trampolins, quem chega mais rápido ao topo ou quem sobre mais alto nas paredes de escalada e no drop vertical, quem não desiste no percurso de obstáculos e quem joga melhor em equipa! É comum nestas atividades salientarem-se caraterísticas como a liderança ou a cooperação, podendo as atividades também ser mais direcionadas para objetivos específicos (como por exemplo a competitividade para uma equipa comercial).

Seja uma atividade com maior componente pedagógica, emocional ou desportiva, o contacto próximo entre os participantes é inevitável.  Este tipo de atividade contribui para que a equipa se conheça melhor fora do ambiente de trabalho, o que facilitará a comunicação e o espírito de equipa. Isso significa que as pessoas que menos se comunicam na empresa podem tornar-se até… amigos.

De forma a ser totalmente eficaz, o Team Building deve contemplar algumas condições. A ação deve ser organizada contando com apoio especializado, já que as atividades são desenhadas com um propósito. A própria coordenação das atividades deve ser desempenhada também por profissionais, para que no final estas dinâmicas de grupo venham a ser tornadas úteis para a empresa.

As próprias atividades devem incluir conteúdos de diversão, mas não só. Devem sobretudo ser desenhadas para irem de encontro à realidade dos participantes e sempre às necessidades da empresa. É como tal aconselhado ser passado um briefing inicial, por forma a todos entendam o objetivo e façam por atingi-lo.

Depois das equipas desenvolverem as atividades, é importante ser feito um “debrief” final onde todos podem dar feedback e tirar conclusões. A seguir, trata-se de todos colocarem em prática a nível profissional o que adquiriram. Para tal, precisam de ser apoiadas nesse sentido de forma que o trabalho desenvolvido no Team Building tenha um seguimento e implementação prática.

O Team Building é talvez a forma mais rápida e eficaz para unir equipas e orientá-las para o mesmo objetivo. No final, todos deverão estar em condições de “remar para o mesmo lado”, atingindo com mais facilidade os objetivos propostos pela empresa.

Não tem uma ideia específica para organizar o Team Building da sua equipa? Não se preocupe! A equipa Quantum Park, está aqui para o ajudar a atingir os seus objetivos!

Related Posts